Uncategorized

Regresso às Aulas- Organizar o Tempo

Olá!

Visto que as aulas estão quase a começar, decidi trazer uma semana inteira com posts do regresso às aulas por isso não se esqueçam de visitar o blog para ver o post do dia. Podem sempre por gosto na página do Facebook ou seguir-me no Instagram que aviso lá sempre.
Para começar bem, hoje o post é sobre dicas para organizar bem o tempo. Penso que não o saber é o maior problema de quase todos os alunos, então espero que com estas dicas se consigam organizar melhor!

  1. Faz uma lista do que precisas de fazer na semana e nesse dia e indica as prioridades. Foca-te nessas tarefas e não tentes fazer duas ou mais ao mesmo tempo. Mais vale fazer uma de cada vez, mas bem.
    Tanto podes fazer a lista à mão como no telemóvel. O que te for mais útil.
  2. Encontra a melhor altura para seres produtivo. Para mim, costuma ser sempre à noite. Muita gente acha estanho, mas simplesmente é o que funciona para mim e é nessa altura do dia em que têm de fazer o máximo, encurtando então o tempo das tarefas.
  3. Tem uma agenda! Desde que comecei a utilizar agenda para anotar tudo o que tinha de fazer, as datas de todos os testes, todos os trabalhos de grupo, trabalhos de casa, papeis para assinar,… não andava tão perdida quando chegava a casa e poupava bastante tempo. Sem dúvida que vale a pena utilizar, quer seja de papel ou digital.
  4. Mantêm o teu espaço de estudo organizado. Imagina esta situação: Vais buscar o livro da disciplina e sentas-te para estudar para o teste/exame que tens para a semana. Depois lembras-te que é melhor ir buscar o caderno para rever algumas notas. E depois vais buscar umas folhas soltas para ir escrevendo. Depois ainda vais precisar da calculadora ou uma ficha dada na aula que já nem sabes onde está. Entretanto já passaram 20/25 minutos em que já podias ter estudado um dos temas para o teste e em vez disso andaste de um lado para o outro à procura do material necessário.
  5. Utiliza a técnica do Pomodoro. Esta técnica foi criada por Francesco Cirillo e consiste em enumerar tudo o que têm de fazer (novamente a importância de fazer uma lista) e ajustar o cronómetro para os 25 minutos. Nesses 25 minutos, toda a vossa atenção vai para as tarefas e quando o tempo acabar fazem uma pausa de 5 minutos. Repetem até acabar as tarefas e quando chegam à quarta pausa, essa é de 25 minutos. Isto permite-te manter sempre a concentração.

Gostaram das dicas dadas? Têm mais alguma que queiram deixar nos comentários?

Beijinhos

Anúncios

19 thoughts on “Regresso às Aulas- Organizar o Tempo

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s